Destaques

'Todas as estrelas do céu' Minhas impressões e entrevista com @endersonrafael

Por Anônimo •
26 outubro 2010




Descobri o livro 'Todas as estrelas do céu' assim que comecei a me envolver mais com o mundo editorial e de autores brasileiros... Enderson Rafael é super atencioso, sempre responde aos nosso replies no twitter e logo o comprei...tive uma dificuldade em recebê-los, pois a Saraiva, que não costuma dividir os nosso pedidos...dividiu o meu...mandou os outros livros que comprei junto de 'Todas'...mas enfim chegou meu livro...comecei a ler, me envolvi com a história, mas parei para ler 'Fazendo meu filme 3', cujo lançamento foi sexta-feira e eu estava hiper...mega...ultra curiosa. 


Demorei para fazer este post, pois o Enderson Rafael está de férias, viajando, e eu quis colocar junto da 'resenha' uma 'entrevista' com ele.



Edição do Livro: Todas as Estrelas do Céu

Título: Todas as Estrelas do Céu
Subtítulo: 
Edição: 1
ISBN: 9788560284177
Editora: Novas Idéias
Ano: 2010
Páginas: 160
Sinopse: 
Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?

Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as consequências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própia consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente.

"Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.


Minhas impressões 'resenha':

'Todas as estrelas do céu' é um livro que fala de um amor lindo e puro...entre dois irmãos...adotivos (Carol e Leandro) ...que se descobrem apaixonados um pelo outro, mas que sofrem com o preconceito deles e de todos que os conhecem...







Enderson nos brinda com constelações a cada capítulo, uma constelação...dá vontade de saber um pouco mais sobre as estrelas do céu...Leandro conhece muito das estrelas do céu...e parece que o autor também já tinha uma atração pelo céu a escrever o livro...Enderson é comissário de bordo, ou seja, vive no céu...e este delicioso livro foi escrito há 10 anos atrás, quando Enderson ainda não era comissário...

A história de Leandro e Caroline se passa entre Teresópolis, onde moram e Florianópolis, onde nasceram...com passagens por Búzios...dá vontade de conhecer ou visitar novamente cada uma das cidades, para ver/rever alguns dos pontos descritos no livro...

Adorei encontrar na 'orelha' do livro Paula Pimenta...apresentando o livro...que é nas palavras de Paulinha "um livro de amor. E como todas as histórias de amor, essa também nos leva por caminhos inesperados".

O livro teve, para mim, um final inesperado, não imaginei que seria desta forma o final...mas não vou contar...vocês têm que ler... Caroline é uma poetisa...e escreve algumas poesias lindas...me encantei com a última delas: "Todas as estrelas do céu".

Enderson, se você escreveu aos 19 anos, um livro tão lindo e cheio de amor, estou aguardando ainda mais ansiosa por 'Três céus' escrito agora, quando você já ganhou mais experiência de vida e de escrita. Parabéns por 'Todas as Estrelas do céu'!

Agora vejam a entrevista com o autor de "Todas as estrelas do céu" - Enderson Rafael


Fotos & Livros - Como surgiu a ideia de 'Todas as estrelas do céu'?


O gancho do "Todas" nasceu de um questionamento que eu me fiz um dia: se eu tivesse uma irmã adotiva que tivesse tudo que eu buscasse numa menina, o que me impediria de me apaixonar por ela? Achei plausível, e não lembrava de ninguém ter escrito um livro sobre esse assunto específico antes, e resolvi escrever o meu primeiro romance sobre a história de Leandro e Carol.



Fotos & Livros - Qual seus autores preferidos?


Tenho muitos, de ficção e não-ficção. Dentre os estrangeiros, Carl Sagan, John Green, José Saramago. Dentre os nacionais, Chico Buarque, Amyr Klink e Paula Pimenta. Mas gosto de muita gente, e já li muita gente. Meus colegas de Novas Letras estão com certeza entre os que mais gosto de conversar e aprender.



Fotos & Livros - Você tem algum atriz/ator que te inspiram na fisionomia de Leandro e Caroline?

Já aconteceu com meu roteiro de "Geribá", o primeiro longa metragem que escrevi. Mas no caso dos meus livros, Leandro seria como eu, só que melhorzinho, né... E Carol foi inspirada por uma prima de um amigo meu que conheci naquele ano, mais pelo fato de que ela tinha que ser fisicamente oposta a Leandro, para enfatizar a questão da adoção dele.




Fotos & Livros - Leandro tem muitas características suas? Você conhece alguém parecido com eles?

Leandro tem, mas fisicamente. Psicologicamente, Carol é mais parecida comigo. Gosta das mesmas coisas, tem habilidade parecidas. Outros personagens, como Aninha e Xande, esses sim, são francamente inspirados em gente que existe.




Fotos & Livros - Eu sei que vc já está finalizando 'Três céus', que estamos inclusive apoiando a sua publicação, você pode nos contar um pouco sobre Três céus? Você já está pensando em outra história?




"Três Céus", como vocês já leram na sinopse, conta a história de três personagens bem diferentes entre si, cada um num momento da carreira e da vida, mas com uma coisa em comum: todos são tripulantes. Acho que o grande bacana do "Três Céus" é a maneira como ele irá, literalmente, abrir a caixa preta da aviação brasileira; tocará em pontos polêmicos em trechos quase de não-ficção - como o caos aéreo e acidentes que tivemos - mas mostrará o cotidiano de quem trabalha nos ares, voando 22 dias por mês. Como é a vida nos hotéis, em outros países, em lugares remotos do Brasil. Tudo na mobilidade estonteante que só a aviação permite. E quando o leitor estiver bem familiarizado com o universo de Lucas, Patrícia e Fernando, embarcará na última parte do livro, que guarda surpresas de realmente tirar o fôlego. Quem já leu garante que os últimos capítulos são alucinantes! 
E sim, estou pensando numa nova história, e semana que vem vou aproveitar minhas férias e viajar até o cenário de "Alba", meu próximo livro, para poder continuar escrevendo uma história muito intimista e cheia de surpresas, e será meu primeiro livro em primeira pessoa, o que está sendo um desafio e uma alegria escrever. 



Fotos & Livros - Conte um pouco sobre as dificuldades em publicar "Todas as estrelas do céu".


O "Todas" foi concebido em uma época anterior a sucessos como "Harry Potter" e "Crepúsculo", quando a internet engatinhava no Brasil e o mercado editorial não via os jovens leitores como vê hoje. Ainda assim, após uma série de tentativas, nenhuma editora se interessou pelo romance mesmo dez anos depois, quando o lugar dele já estava garantido. Então, em 2009, eu comecei a espalhar manuscritos por aí, e chegamos mais de 300 livros distribuidos gratuitamente em 20 cidades em poucos meses. Quando o livro começou a ficar conhecido na internet após a resenha do Lost in Chick-Lit e as pessoas começaram a querê-lo nas livrarias, a Novas Ideias resolveu publicá-lo. E não se arrepende do investimento: apenas 4 meses depois, a 1a edição está praticamente esgotada nas livrarias e a 2a edição está chegando para que o livro continue fazendo sucesso nestes meses que antecedem o Natal.




Fotos & Livros - Você faria alguma coisa diferente em "Todas as estrelas do céu"? 


Chega uma hora em que a gente tem que largar a mão do livro, como um pai que larga a mão do filho, para que ele ande com as próprias pernas. Então, há sim, talvez eu devesse ter contado mais da vida deles antes da paixão, pras pessoas se acostumarem com a ideia de que eles eram irmão como qualquer outros. Mas eu já tinha largado a mão do "Todas" quando descobri isso, e ele ficaria uma colcha de retalhos se eu fosse escrever agora, pois não escrevo mais como escrevia com 19 anos. E a honestidade do "Todas" falou mais alto que um possível aperfeiçoamento tardio.



Fotos & Livros - O que é mais legal e o que é o mais difícil em ser autor no Brasil? 

O mais legal é dispor de cenários incríveis e de uma das mais completas línguas, fonetica, gramaticalmente e em termos de vocabulário que existem. O português é realmente lindo, e sim, acredito que "nossa pátria é nossa língua". Ela vence fronteiras e politicagens com uma facilidade empolgante. O mais difícil, sem dúvida, é o reconhecimento, seja ele moral ou financeiro. O mercado é pequeno, imaturo e dominado pelos títulos estrangeiros, e isso torna a profissão extremamente difícil de ser levada adiante, pois simplesmente são poucos os que conseguem vender o suficiente para viverem só disso.




Fotos & Livros - Fale um pouco sobre você.


Eu sou uma pessoa normal. Tenho rinite, não gosto de fazer a barba. Gosto de música, gosto de viajar, reconhecer-me nos lugares que visito, nas pessoas com quem converso. Sou menos paciente do que gostaria, mais perfeccionista do que os outros gostariam, sou apaixonado pela pontualidade, pelo profissionalismo e pela correção, e lamento profundamente que a educação, seja ela intelectual ou mesmo cívica, esteja tão de lado num país que parece formar geração após geração de gente egoísta e sem preocupação alguma com o próximo. Dói ser exceção num lugar assim, e todos que são exceção devem, creio, concordar comigo.



Fotos & Livros - Deixe uma mensagem para os fãs de 'Todas as estrelas do céu'.


Eu escrevo para vocês, desde a primeira à última linha, e este reconhecimento de vocês está sendo maravilhoso. Graças à isso, sei que estou no caminho certo para trazer livros ainda melhores pra vocês, e o "Três Céus" vai encantá-los tanto ou mais que o "Todas", eu prometo! Meus próximos livros são um eterno agradecimento ao carinho que vocês têm me dedicado.

Bate bola:


Hobby: Flight Simulator!
Sonho: Viver de escrever;-)
Inspiração: Os lugares mais incríveis que conheço.
Filme: a dupla em duas partes "O Albergue Espanhol"/"Bonecas Russas"
Música: "Minha namorada" Vinícius de Moraes
Livro: "Bilhões e Bilhões" Carl Sagan


Obrigada Enderson, pela atenção com seus leitores realmente gostei muito de "Todas" e desejo todo o sucesso a vocês! Obrigada pelas respostas!

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Ah quero mega ler esse livro,todos falam que tão lindo.. Ainda mais agora depois que eu descobri q ele escreveu com 19 anos,to boba.. A Enderson parece ser muito simpatico...

    Bjus
    http://lmfuteis.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in