Destaques

Minhas impressões: Questões do Coração @emilygiffin @Novo_Conceito (resenha premiada)

Por Unknown •
14 maio 2011
Desculpem-me... esta resenha estava pronta e programada para entrar ontem, mas com os problemas ocorridos com o Blogger, eu a perdi, quase toda... tendo que reescrevê-la... mas aqui vamos nós...



Este livro mexeu muito comigo... estou começando minhas impressões antes mesmo de terminar sua leitura... 



Capa original:




Autor: Emily Giffin
Titulo: Questões do Coração 
ISBN: 9788563219312 
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 438
Formato/Acabamento: Paperback










Sinopse:
Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira para se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, parece destinada a viver uma vida encantada. Valerie Anderson é uma advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, desistiu do amor e até mesmo das amizades. Acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Mas em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas se convergirem. 



Minhas impressões:


Como já disse antes... comecei esta resenha antes de terminar o livro... espero que o livro tenha um final adequado para Tessa (que é uma boa mulher, uma boa mãe, cujo o erro foi deixar de trabalhar para cuidar dos filhos e da casa, como eu)... Eu fiz uma coisa que nunca faço… li a última página do livro… para ver se tudo terminava como eu queria… e ainda bem… termina… então estou aqui dizendo… o tamanho da minha ansiedade…

A ansiedade foi tanta que me fez devorar o  livro para chegar logo ao final... o livro é muito envolvente... conta a estória de Tessa Russo, uma mulher de 35 anos... casada com o cirurgião plástico pediátrico Nick Russo e mãe de duas crianças... Ruby e Frank... que largou sua vida profissional para cuidar dos filhos, da casa, do marido... que a entende e a deseja feliz... mas na vida... não podemos prever os problemas... e o livro começa com Nick tendo que finalizar o jantar de aniversário de casamento para atender uma criança queimada... e enquanto Tessa se sente insegura com a sua escolha de parar sua vida profissional... Nick começa se envolver com o menino queimado Charlie e sua mãe Valerie... uma advogada, mãe solteira, que se vê presa em um hospital se sentindo culpada por ter deixado o filho ir a uma festinha de um amiguinho...

O livro é contado por dois angulos... o de Tessa, na primeira pessoa e o de Valerie, como se existe um outro narrador... e mostra os sentimentos de ambas... e fazendo com que acompanhemos e até entendamos o que acontece com ambas e com Nick...

As coisas ficam tensas... entre Tessa e Nick... e ela encontra apoio na amiga Cate, de seu irmão Dex e sua cunhada Rachel (de 'O Noivo de minha melhor amiga', outro livro de Emily Giffin, que virou filme, já em cartaz) e também de seus pais... e foram eles e as avalições de Tessa para entender toda a situação... que a ajudaram a tentar consertar as coisas....

Estou encantada com a forma de Emily Giffin escrever... ela deve ter feito uma pesquisa e tanto para escrever sobre as queimaduras, e procedimentos médicos, para descrever a estória de Charlie e sua recuperação.... e apesar da traição de Nick... parece que é uma coisa que sempre acontece nos livros de Emily... o livro é muito... muito bom... envolvente... cativante... excepcional. E apesar da traição de Nick... devo dizer... que ele é um homem muito... muito especial... e torci... para que tudo desse certo entre eles, Tessa e Nick...


Citações

"Reflito sobre a tênue e frágil linha que nos separa da desventura, quase como uma forma de agradecer por não ter passado por isso, como uma proteção que evitasse que o mesmo acontecesse comigo. Conosco. Meus filhos, Ruby e Frank, meu marido, Nick, e eu. Nosso quarteto - que é a fonte das minhas maiores alegrias, assim como das minha mais desgastantes preocupações." pag 10
"Posso dizer, apenas pelas suas costas eretas e pelos ombros expandidos, enquanto circula primorosamente por entre as mesas, que está preparando para a má notícia, para curar alguém, para salvar uma vida. É quando dá o melhor de si. Foi esse o principal motivo pelo qual me apaixonei por ele, sete anos e dois filhos atrás." pag 11


" A vida não é divertida o tempo todo, e quase nunca é fácil, pensei, enquanto voltava à cozinha ainda relembrando meus erros, pronta para minha segunda xícara de café, mas estou apaixonada por meu marido e ele por mim. É a constante em minha vida e continuará sendo conforme nossas crianças forem crescendo, minha carreira mudando, nossos amigos indo e vindo. Tenho certeza disso." pag 40


"- Não consigo entender como você pode deixar todos os seus sonhos de lado - ela disse de maneira intensa, invocando os espíritos de seus dias de hippie queimadora de sutiãs. - Largar tudo o que você lutou para conseguir e ficar em casa de moletom, cuidando da roupa e assando tortas....-  Você ama seu trabalho.- Amo mais ainda minha família, mãe.- Mas seu trabalho e sua família não são incompatíveis.- Às vezes parece que são." pag 53/4

"- Mas enfim, eu nunca admitiria isso a minha  mãe, mas abandonar meu trabalho não tem sido a panaceia que eu esperava que fosse. sinto-me tão quebrada e exausta quanto antes, e ainda assim parece que não há tempo suficiente para as crianças... Para nada, na verdade.- Pois é. Quase te faz sentir culpada, não é?....-Em tese, temos muito mais tempo em casa, mas o preenchemos com por menores que, de alguma maneira, conseguíamos evitar quando trabalhavamos." pag 134


"- Sério? Tudo o que faço é tentar deixar as coisas agradáveis para você. Para nós todos. Estou me esforçando ao máximo por aqui." pag 177


"O fato de Nick, no fim das contas, ter compreendido o que acontecera e até mesmo ter se divertido com isso quando confessei meu lapso nervoso não foi um grande conforto, porque na verdade não mudou a realidade por trás disso tudo: de que o poder se deslocava entre nós e eu estava me tornando uma esposa carente, que necessitava da aprovação do marido, uma pessoa que eu não reconhecia, uma pessoa para a qual minha mãe havia alertado." pag 210

" ... imperdoável, perdoar, perdoado, perdão. Era a palavra que ecoava em minha mente enquanto meu irmão e eu nos despedíamos." pag 390

"O que é melhor para as crianças? O que é melhor para mim? Como a minha vida mudaria? Eu ficaria bem? Eu me recuperaria?" pag 391

"... casamento é uma coisa divertida, complicada e misteriosa... e passa por ciclos, altos e baixos, como tudo na vida, e não deve ser definido por um único ato, ainda que seja um ato terrível." pag 410

"- Você não deixou isso acontecer, Nick - eu disse afastando minha mão. - Você fez isso acontecer. São necessárias duas pessoas para isso. Vocês dois.Enquanto eu dizia essas palavras, porém, fiquei perplexa pelo quanto elas se aplicavam a nós dois também. Que foram necessárias duas pessoas para que chegássemos a este ponto. Que sempre são necessárias duas pessoas. Para que relacionamentos funcionem, para que eles acabem, para que eles se recuperem." pag 433



Promoção

A Editora Novo Conceito, me presenteou com dois exemplares deste maravilhoso livro... e como quero fazer uma promoção privilegiando TODOS os que participam do blog.... esta promoção vai ser diferente... farei um sorteio do livro... dentre todas as pessoas que comentarem nesta resenha... mas os comentários devem ser coerentes e de acordo com a resenha... não vale... 'participando' ou 'bela resenha'... vai valer comentários que realmente mostrem que a pessoa leu a resenha... eu disse que vou sortear... dentre todas as pessoas que comentarem... inclusive colaboradoras e parceiros do blog...
Vou sortear pelo random.org no dia 23/05 ou quando a resenha obtiver pelo menos 20 comentários...




Published with Blogger-droid v1.6.8

Comentários via Facebook

27 comentários:

  1. Eu vi esse livro na vitrine e fiquei toda empolgada...
    Principalmente por que eu acho que a minha mãe vai adorar ler esse livro.
    Agora, lendo suas opiniões, fiquei com vontade de ler também... Mas a minha lista está tão grande...
    Acho que vou convencer minha mãe que ela realmente vai adorar (ai ela compra e eu leio também...rs)

    Ou então, vai que eu tenha sorte e levo esse e dou para ela de presente?

    #DedosCruzados!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente também não entendo o casamento e o pq que as pessoas se casam... o fato é que a doação da mulher ainda tem que ser mais maior do que a do homem. Não vi muitos largando tudo para cuidar da casa pra que a mulher cresça... mas o fato é a história do livro não é novidade, mas chama atençao a narrativa e eu gostaria de muito de ler!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Realmente este livro deve ser emocionante! A capa do livro é muito bonita, a resenha apresenta um livro apaixonante desde o início e que me atraiu. As personagens parecem realmente ser bem divergentes quanto a vida.

    ResponderExcluir
  4. Ci, li a resenha e levei para o lado pessoal. Assim como Tess e vc, eu também abandonei a vida profissional fora de casa... Sabe, sei que isso mexeu comigo de várias formas. E me dedicar só a filho, marido e casa traz alguns dissabores... A rotina e várias coisas começam prejudicar... Queria saber a solução que Tess encontrou... Por isso quero ler o livro. Já que tudo termina bem para ela, talvez me ajude a dar uma encrementada na vida...

    ResponderExcluir
  5. Olá fiz um novo Blog e gostaria muito que você visitasse e desse a sua opinião ela é muito importante para mim

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Deve ser dificil abrir mão de sua vida profissional para cuidar da família ... mas penso nas crianças ... o quanto é bom ter uma mãe por perto, brincando, brigando, ajudando ... não sei como lidaria numa situação assim e acho que ainda estou longe de viver algo parecido rs ...

    Fiquei curiosa para saber como a Tessa lida com tudo isso ... espero ganhar o livro ^^

    ResponderExcluir
  7. Oi, começando pela capa que é belíssima né...a história parece mesmo envolvente, e também(pelo menos no inicio)parecida com a minha e a de milhares de mulheres que deixa de lado a carreira pra cuidar da família! Gosto de história que envolvem relacionamento familiar, e pelo que vi, há duas histórias que se unem num determinado momento do livro...fiquei curiosa pra saber! A resenha ta maravilhosa e só me deixou com mais vontade de ler esse livro! Parabéns! Bjo!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, parece ser um ótimo livro, com uma linda história.. pelo que pude perceber os problema abordados estão diretamente ligados ao nosso cotidiano.
    Mais um livro para minha listinha; fiquei curiosa para saber o que acontecerá com Tessa e com a Valerie também né!
    Ótima resenha!

    xoxo

    ResponderExcluir
  9. A história é envolvente e fiquei com muita vontade de ler o livro. Realmente abandonar a sua via por conta dos filhos e casamento tem seu preço, na verdade todas as escolhas que fazemos tem o seu preço. No meu caso eu tive que terminar um casamento para levar adiante a minha vida profissional, de mãe e de mulher. E não é fácil. Às vezes sinto inveja das donas de casa testando receitas...as vezes não. Mas é isso. Nós somos nossas escolhas. Cada um deve fazer o que acha que lhe faz feliz. O livro, pela resenha e pela sinopse fala um pouco disso e desse encontro-desencontro entre essas mulheres e suas escolhas. Gostei muito e fiquei com vontade de ler. Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Eu já tenho o livro, então...estou escrevendo para prestigiar sua resenha, hehe. ( O livro tava numa promoção linda na Saraiva *__*)

    Estou ansiosa para começar a leitura dele. Eu gostei bastante de O noivo da minha melhor amiga e a forma como a Emily escreve. É como vc disse, ela escreve de forma envolvente, e principalmente ao meu ver, humana, o que nos traz à realidade que a história poderia acontecer com qualquer uma de nós.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, estou visitando seu blog pela primeira vez e gostei muito de sua resenha. Muito emocionante. Uma traição sempre é dolorido para a pessoa traída, as pessoas ao redor é que são o sustento, como acontece com Tessa. Os homens ou mulheres que traem muitas vezes não percebem o erro que estão cometendo e só depois veem a desgraça, estragando ou apagando uma vida inteira, anos de relacionamento, por uma transe de alguns minutos. Isso é horrível. Mas só o amor e o perdão são as ferramentas para consertar esse tipo de situação (nas vezes em que ambos dão chance para o concerto). Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, lendo esta resena percebi que a história do livro é completamente diferente do que eu pensava.Faz tempo que quero ler este livro e agora quero mais ainda.

    Eu já não gosto desse Nick antes mesmo de pegar o livro na mão e sei que vou torcer para ela NÃO ficar com ele... Eu não suporto essa coisa de traição, não. hehe =D

    ResponderExcluir
  13. Eu já tinha lido uma indicação deste livro e fiquei com muita vontade de ler. Ele parece uma narrativa bem realista... Agora, depois a sua resenha vou lê-lo de qualquer jeito. Obrigada pela ótima dica de leitura! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Eu li O noivo da minha melhor amiga, e fiquei surpresa quando você disse que a Tessa era irmã do Dex :)
    Gostei do fato de os dois livros terem algo em comum assim.
    Quando estava lendo deu uma raiva do Nick, eu sou uma pessoa que não vê por que alguém trairia outra, ainda mais sua esposa...
    Mesmo assim tenho vontade de ler o livro, a Tessa parece ser uma boa protagonista.

    Bjus.

    ResponderExcluir
  15. Amiga...

    Acredita que tava com o livro nas mãos hoje, pronta pra comprar? *livro ENORME por sinal* Mas por o livro estar a 39,90 (muito caro) e ter *ainda* esperanças de ganhá-lo pela parceria com a Editora, não comprei.

    Emily Giffin está se tornando popular com suas obras. Não li "Ame o que é seu" (desejo antigo!) e vi ótimas críticas com relação a "Questões do Coração". Não fazia ideia do que se tratava o livro até ler a sua resenha... Traição? Xiii... deve ser emocionante o livro. Acho que já desenvolvi um certo receio de Nick =\

    Tomara que realmente tudo termine bem pra Tessa! *E sim... quero saber mais sobre a Rachel e o mais popular livro do momento - 'O Noivo da Minha Melhor Amiga'*


    Ótima resenha, Ci *como sempre* Amo ler as citações escolhidas por vc!

    Beijos,



    Guria que Lê

    ResponderExcluir
  16. Esse livro parece ser uma lição de vida. Fico me imaginando na pele de uma mãe que é capaz de abrir mão da própria vida e prol da família, principalemnte em prol dos filhos, que ao meu ver é o bem maior de qualquer mãe.
    Sua resenha me fez refletir sobre o qual frágil é nossa vida, e até onde podemos ir por abnegação!
    Essa autora sempre nos brinda com ótimos livros, tomando como exemplo "Ame o que é seu" que é lindo!
    Grande beijo e continue nos presenteando com belas resenha.
    PS: Achei a capa linda!

    ResponderExcluir
  17. Conheci a Emily Giffin mais ou menos 1 ano e meio atrás com o noivo da minha melhor amiga... e logo em seguida, li a noiva traida..
    Busquei mais livros dela... e achei ame o que é seu. Como pude ver, pelo que vc disse, a traição é um ponto muito forte nos livros dela, o que me leva a querer saber o que essa mulher passou em sua vida para sempre tratar desse assunto!
    Quando terminei noiva traida e descobri que os 2 teriam um filme, fiquei louca!! E agora que vi o filme, um pouco triste pela classificação do mesmo... achei que faltou pontos fortes da Emily no filme.. mas no todo, foi um bom filme!
    Na época que terminei de ler esses 3 livros ela estava lançando nos EUA o questões do coração... e fiquei ansiosa para que chegasse aqui... mas ninguém traduzia... finalmente uma editora teve a iniciativa e estou louca para por meus olhinhos nele... tb quria muito ler Baby Proof que é mais antigo e não encontro em lugar algum!
    Com certeza, Emily será uma das minha autoras favoritas e terei todos os livros dela!!
    beijos.

    ResponderExcluir
  18. "Questões do Coração" parece, realmente ser uma história empolgante e emocionante, melhor ainda por tratar de temas reais, como o amor pela família, onde a personagem decide reestruturar sua família ao sucesso profissional. Esses são dois pontos interessantes, que nos colocam em um grande dilema.
    Torço bastante por Tess, pra que ela alcance a felicidade em seu casamento.
    Super a fim de lê-lo! :)

    Linda resenha!

    Beeijo

    @BrinaSophie

    ResponderExcluir
  19. Eu adorei sua resenha!
    Estou louca por esse livro...Nunca li nada da Emily Giffin, mas sou louca para ler...
    Peguei-o essa semana na livraria edei uma boa namorada nele.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  20. Primeiramente, é inegável que a primeira coisa que chama atenção é a capa do livro, simplesmente maravilhosa! A Editora Novo Conceito merece parabéns!
    Eu, infelizmente, nunca li nada da Emily, mas os livros dela estão na minha lista de desejados e quero ter a oportunidade de lê-los em breve. Estou vendo muitos comentários positivos a respeito desse livro pela blogosfera, e as suas impressões não são diferentes. Parece realmente uma história muito tocante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Eu quero me emocionar com Questões do Coração. Acho lindas essas histórias, lições de vida!!! Nos faz questionar nossas escolhas e aprendemos a não julgar os outros.

    ResponderExcluir
  23. OI,

    pelo q pude inferir da sua resenha, o livro é intenso, axo q é a melhor palavra pra defini-lo.
    A gent se sente um pouco como a personagem, assemelhando-se nas angustias e duvidas da personagem Tessa.
    Creio q o livro deve trazer a tona algumas questões q temos no coração.. alguma coisa seempre nos toca.. livros assim são envolventes e nos fazem repensar nossas vidas e comportamentos.^^

    Qroo mto confeirir esta história!! :)
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Tô maluquinha por esse livro!
    Ele parece ser tão envolvente, não é?!
    A forma dessa autora escrever, é como se ela envolvesse bastante o leitor na história...
    A capa é linda de viver, me apaixonei TOTAL por ela!
    Histórias que envolvem lições de vida me abalam total hahaha

    :****
    Mi
    Inteiramente Diva
    @miii_

    ResponderExcluir
  25. Assim que eu vi o livro me apaixonei pela capa, muito linda!! Fiquei com muita vontade de ler!

    Gostei da sua resenha, mas eu pulei algumas prates pra não estragar a surpresa.. Kkk

    Fernanda Carvalho
    @nann_da

    ResponderExcluir
  26. Gostei da resenha e fiquei curiosa p/ ler o livro!

    Eu estava meio desanimada p/ ler esse livro por causa de uma conversa que tive com umas amigas (sobre o fato dos livros da Emily sempre envolver traição), mas pelo que vc falou acho que vou dar uma chance a estória =D

    =*

    @Nayoara

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia ele liro nem a autora, parece interessante gostaria de ler! As citações são muito bonitas.
    @su_uzz

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in