Destaques

Minhas impressões: A Mecânica do Coração - Mathias Malzieu @galerarecord

Por Fotos e Livros •
28 dezembro 2011
Não sei como começar esta resenha... o livro é muito bem escrito... me cativou desde a resenha da Aninha no iCultgen, então... pedi para a Galera me enviar... mas como vocês bem sabem... minha fila... está enorme... atrasei um pouco com sua leitura...

Não deixem de ler a resenha da Aninha... que ficou zilhões de vezes melhor que a minha...




Sinopse



Minhas impressões

O livro é fininho... fácil de ler... cativante... romântico... mas com uma 'aura' um pouco sombria... a história começa com o nascimento de Jack... na noite mais fria do mundo... e seu coração... quase não aguentou... então a parteira Dra. Madeleine, uma mulher que vive isolada no alto de um morro em Edimburgo, em 1874... e que também além de parteira... é médica... curandeira... bruxa... coloca um coração de madeira ligado ao coração do menino... Jack... o pequeno Jack... o filho de uma menina... que o entregou para a adoção... mas o pobrezinho, por causa do seu tic-tacquear constante... nunca conseguiu ser adotado... e passou a ser um 'filho' para Madeleine e tinha uma 'família' um tanto quanto diferente... composta de Arthur, Anna e Lola... três 'pacientes' constantes de Madeleine...

O pequeno Jack foi crescendo... sempre cercado de amor dos quatro... mas também isolado do mundo... e quando pela primeira vez, aos 10 anos, no dia do seu aniversário, ele sai no mundo... ele se surpreende com várias coisas... mas a 'coisa' mais encantadora que ele vê é uma cantora... uma pequena cantora... com uma voz de rouxinol

"O som de sua voz lembra o canto de um rouxinol, mas com palavras."pag 27

Jack se encanta... se enamora... se apaixona...

Madeleine logo o faz crer que ele, por causa do seu coração, não pode sofrer grandes emoções... é perigoso...


"-Suas engrenagens doem quando você tosse, não é?- Doem.- Pois bem, este é um sofrimento ridículo comparado aos que o amor pode engendrar. Todo prazer e alegria que o amor pode proporcionar são cobrados mais dia menos dia em sofrimento. E quanto mais intensamente amamos, mais a dor futura será multiplicada." pag 32





mas o tempo vai passando e Jack não consegue se esquecer da pequena cantora... e vai para a escola para tentar encontrá-la... mas sofre muito... e depois parte em busca dela... sai de Edimburgo e parte para a Europa... França... Espanha... em busca do 'amor'...

O livro é poético... o autor usa as palavras de forma a nos cativar... o romance é muito diferente do que o que eu geralmente amo... mas me me emocionei...

"A prosa gótica-punk de Malzieu se destaca... repleta de metáforas impressionantes" The Guardian (impresso na quarta capa)

Citações

"Sua melodia me enlouquece: tenho a impressão de que chove e faz sol ao mesmo tempo em toda parte dentro de mim." pag 27

"É impossível retroceder no tempo até os nossos atos passados, mesmo com um relógio no coração." pag 54

"No início, eu achava isso lisonjeador, sentia-me capaz de voar por cima dos obstáculos. (....) Mas ao descobrir que me tomava por um trapaceiro, senti-me fragilizado. No fundo de minhas solidões noturnas, também avariei minha autoconfiança.
Não é mais um molho picante nossa história, mas uma sopa de ouriços." pag 122 (sobre o ciúme)


Não vou escrever mais citações para não falar muito sobre o livro...


Esta música... foi cantada para Jack... por Arthur e ela é sempre citada no livro... 'Oh, When the Saints'

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Esse livro é lindo, né, Ci? *.*
    Ah, amiga, sei bem como eh essa correria de fim de ano... estou aqui arrumando pacotes pra enviar, mais mil coisas a fazer... nesses últimos dias do ano, minha lerdeza na leitura está incrível! É com mta dificuldade q estou terminando de ler mais um livro... tempo voa... mas no início de janeiro eu vou começar a ler A mulher do viajante no tempo e te digo o que achei dele s2

    Beijoks! =***

    ResponderExcluir
  2. A história parece super diferente e não sei se iria gostar... parece
    aquele tipo de livro que demanda muito sentimento e reflexão nas
    entrelinhas. Não estou no momento para isso.
    Bjkas,
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  3. Acho que é muito poético pro meu gosto...
    Prefiro uma coisa mais simples e direta, kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Achei esse livro tão fofo! Desde o lançamento quis lê-lo e ainda vou! Um romance como esse deve encher meus olhos de lágrimas!
    Dica mais que anotada e confirmada!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. GabrielaLaganowskiReissegunda-feira, janeiro 06, 2014

    Ai que lindoooooooooo... Doce e com toque sombrio... Já me apaixonei... Adorei a resenha e estou lá indo ler a da Ana!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in