Destaques

Minhas impressões: O Prisioneiro do céu - Carlos Ruiz Zafón @Suma_BR

Por Fotos e Livros •
25 junho 2012
OMG!!!! É o que me veio à cabeça quando terminei de ler 'O prisioneiro do céu'... com a certeza que preciso, urgentemente, ler 'O Jogo do Anjo' e que quero logo mais e mais livros que contam a história de Daniel Sempere.


Sinopse


Trecho

Compre:
FNAC - R$ 25,30
Livraria da Travessa - R$ 31,52
Americanas - R$31,90
Saraiva - R$ 31,90



Minhas impressões


Eu não sabia que existia uma série 'O Cemitério dos Livros Esquecidos', na realidade, confesso minha ignorância, não sabia que 'O Jogo do Anjo' tinha relação com 'A Sombra do Vento', a não ser pelo autor. Mas lendo O Prisioneiro do céu descobri que eles se relacionam e são uma série e que ainda teremos mais um livro, como percebi não apenas pela leitura de 'O prisioneiro do céu' como ao visitar o site do autor e lá encontrei um hotsite da série El cementerio de los libros olvidados.
Vejam que tem uma uma 'fechadura' para entrar... e está sem nome, o que significa que teremos mais um livro, pelo menos.

Eu li 'A Sombra do Ventohá algum tempo e me recordo apenas que algumas coisas, mas acho que o principal ficou na memória... o livro 'O prisioneiro do céu' é a sua continuação, fala sobre livros, sobre a vida de Daniel Sempere e sobre seu amor pelos livros, pela mulher Bea, pelo filho, pelo pai e por seu amigo Fermín. Mais uma vez, Zafón, Daniel, Fermín e Barcelona me cativando...

O prisioneiro do céu inicia-se alguns anos depois do final de 'A Sombra do Vento' em 1957, e também mostra algumas passagens em 1939/1940, quando Fermín Romero de Torres, um amigo de Daniel, que viveu com ele aventuras no livro anterior e que agora ajuda Daniel e seu pai na Livraria Sempere e Filhos. O pai de Daniel ficou viúvo há muitos anos e o criou sozinho, foi o Sr. Sempere que apresentou a Daniel o Cemitério dos Livros Perdidos, que é bastante detalhado no livro anterior.

"Eram poucos os que paravam para admirar as vitrines de Sempere e Filhos e menos ainda os que se aventuravam a entrar e perguntar por aquele livro perdido, que esteve esperando por eles a vida inteira e cuja venda, poesia à parte, poderia contribuir para remediar as precárias finanças da livraria." pag 13

A aventura de O prisioneiro do céu está mais na história (segredo) de Fermín que ele revela a Daniel, e vamos conhecendo novos personagens, principalmente David Martín, um escritor que esteve com Fermín na prisão e que tem uma relação profunda com o Cemitério dos Livros Perdidos.

"- Proteger? A mim? Proteger de quê?- Fermín abaixou os olhos, arrasado.- Da verdade, Daniel... Da verdade." pag 58

Os livros são personagens fortes nesta série, pelo menos nos dois livros que li, e me fez querer ler alguns deles, principalmente 'O Conde de Montecristo' que tem um papel importante em O Prisioneiro do céu, e também o próprio livro 'O Jogo do Anjo'...

"Os três se fundem num abraço e quando ela o encara no fundo dos olhos, descobre neles alguma coisa que não estava lá antes. Algo turvo e escuro que lhe dá medo." pag 246

Este livro parece ser, não só pelo seu tamanho, ele é bem pequeno, como por seu conteúdo, um prólogo para o próximo livro que será o grande ápice da série O Cemitério dos Livros Perdidos e que deve vir, por tudo que ficou implícito em 'O Prisioneiro do céu' com um ritmo eletrizante. Já estou ansiosa pelo livro, que nem nome tem ainda...

Creio que devemos ler os livros na seguinte ordem:
  1. A Sombra do Vento 
  2. O Prisioneiro do céu 
  3. O Jogo do anjo
Apesar da ordem de lançamento ter sido outra, será assim que vou ler, e na resenha de 'O Jogo do Anjo' direi se foi interessante esta ordem.


capa original

Site oficial do autor


Booktrailer nacional

Comentários via Facebook

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in