Destaques

Minhas impressões: Travessia - Ally Condie @Suma_BR #DominaçãoDistópica

Por Fotos e Livros •
09 julho 2012

Eu descobri que não sou nerd ou geek, ou pelo menos não estou nesta fase, Distopia é um tema interessante, que está na 'moda', apesar de não ser nenhuma novidade, visto que existem diversos livros distópicos clássicos, tais como: 1984 - George Orwell, foi resenhado pela Beeta, aqui; Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley, Fahrenheit 451 - Ray Bradbury.


Em uma distopia, há sempre alguém controlando tudo – seja uma organização ou o próprio Estado. As regras ditadas são rígidas e parecem ter sido criadas para o bem comum, mas no decorrer da história, percebemos que elas só favorecem uma minoria e segregam a maioria. Distopias geralmente tratam sobre controle e são alegorias à nossa sociedade. As obras distópicas sempre trazem um questionamento sobre nossos valores sociais e políticos, mesmo que eles sejam refletidos numa sociedade completamente diferente da nossa.(Texto do post by Iris Figueiredo no Literalmente Falando).


Existem várias gerações de distopias, e eu, definitivamente, prefiro a 3ª, a geração dita romântica, e é nesta onda que TRAVESSIA e também DESTINO se encontram e por isso, preferi os livros de Ally Condie a Jogos Vorazes, onde o romance é personagem secundário, a meu ver, e meio que banalizado pelo governo e até por Katniss.



" E do nosso riacho de Tempo e LugarA torrente pode me levar para longe, mar afora,Mas espero ver meu Piloto cara a caraQuando a margem eu cruzar.!" pag 31(Parte de um poema presente no livro)


Sinopse

Leia um trecho do livro


Minhas impressões
Essa vai ser uma das resenhas mais difíceis de se fazer, pois não posso falar muito sobre a história sem dar spoilers, não apenas para não entregar Destino e nem para falar da Travessia… mas posso dizer que estou encantada, uma história cativante.

"A terra faz parte de mim. A água quente da pia escorre pelas minhas mãos e elas ficam vermelhas, o que me faz pensar em Ky. Minhas mãos agora estão um pouco parecidas com as dele. É claro que quase tudo me faz pensar em Ky." pag 16

Travessia é tenso… uma Travessia que parece não ter fim… tão perto fisicamente, tão perto do coração, uma Travessia de encontros e desencontros que angustiam… uma Travessia repleta de palavras, de poesia, de amor, e Cassia e Ky. E alguns novos personagens aparecem, outros aparecem mas muito pouco, outros, como a família de Cassia só temos notícias.

"- Mas como eles puderam escolher? - pergunta Eli, fascinado.-Antes que a Sociedade assumisse o controle, algumas pessoas viram que isso ia acontecer e não quiseram fazer parte. Elas começaram a guardar coisas dentro da Escultura." pag 93


O livro é dividido em capítulos intercalados hora pela visão de Cassia, ora pela visão de Ky… e vamos sabendo o que acontece com cada um deles tanto enquanto estão separados como enquanto estão juntos, sempre em busca das mesmas coisas, em busca do outro e contra a Sociedade.

"Acredito em Hunter quando ele diz que precisa saber por que a Sociedade fez o que fez. Ele ainda acha que essa resposta pode ajudar. Ele não sabe ainda que a razão, qualquer que seja, jamais será boa o bastante." pag 180/181

Uma história muito bem construída, momentos de magia, de poesia, de incertezas, de luta, de garra, de transformação. Há momentos que ficamos inseguros sobre a Sociedade, sobre a Insurreição… a única certeza que tive foi que quero que Cassia e Ky fiquem juntos, que o amor deles prevaleça e vença todas as dificuldades que sei que ainda encontrarão. 

" Tento me acalmar, dizer a mim mesma que está tudo bem. Criaturas vivas saíram voando de espaços mais apertados que este. Sou apenas uma borboleta, um 'manto de luto' lacrado dentro de um casulo com olhos cegos e asas viscosas. E de repente eu me pergunto o que acontece se o casulo não abrir, se alguma vez a borboleta dentro do casulo simplesmente não tiver força suficiente para rompê-lo." pag 184


"Quando você ama pela primeira vez, fica cega e vê apenas o glorioso e amado todo, ou a bela soma de todas as partes, de por quês - por que ele anda dessa forma? por que ele fecha os olhos assim? - pode amar essas partes também, e é um amor ao mesmo tempo mais complicado e mais completo."pag 255


As cores das capas, das bolhas e dos vestidos, tem relação com os comprimidos que todos na Sociedade carregam e as atitudes também têm relação aos acontecimentos dos livros... em Destino, todos vivem em uma bolha, lacrada, da Sociedade... em Travessia, ocorre uma ruptura... e em Reached, cuja tradução literal é 'Alcançado', espero que todos os sonhos de Cassia seja alcançados.
"(...) Não queríamos fazer parte da Sociedade, por isso não receberíamos seus benefícios nem sua proteção. Cultivaríamos a terra para garantir nosso sustento, seríamos independentes e eles nos deixariam em paz." pag 236

Aguardando ansiosamente o próximo livro: REACHED, que chega em novembro nos EUA, mas para nós pobres e mortais brasileiros, só deve chegar em abril ou maio de 2013.






PROMO

Na Dominação Distópica já estamos tendo uma mega promo, 'Travessia: Além da Sociedade' ainda não viu? Corre, são 7 kits 'Destino+Travessia'. 

Mas se você já tem Destino, tente a sorte por aqui, a Suma vai nos dar mais um exemplar de Travessia, para um sortudo do Fotos e Livros. 

RESULTADO


Driely, envie seu endereço para o email: fotoselivros@gmail.com para que eu envie para a Editora te mandar seu livro. Até o dia 27/07, às 14:00hs ou perderá direito ao prêmio e farei novo sorteio.

Infelizmente, atá agora, hoje 27/07, a Driely não apareceu... farei um novo sorteio, mas o Rafflecopter está com problemas:
clique na imagem para ver maior



 Farei o novo sorteio, amanhã dia 28/07 à tarde, quando eu estiver em casa. Desculpem-me.

Só hoje, 29 de julho consegui fazer o novo sorteio:

Paty Algayer, entre em contato, até dia 01 de agosto, enviando seu endereço para o email:  fotoselivros@gmail.com 





Para saber mais sobre  Distopia e suas gerações, conheçam mais no hotsite da Dominação Distópica.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in